Pousada Novo Horizonte

CONHEÇA TOUROS-RN

CONHEÇA TOUROS-RN

     

O primeiro desembarque dos colonizadores portugueses, que deu-se em 1501, quando uma esquadra comandada por Gaspar de Lemos, enviada pelo Rei de Portugal, aqui chegou, com o objetivo de visitar as terras recém descobertas e oficializar o domínio sobre elas.

O local do desembarque foi a orla marítima de Touros, mas precisamente em áreas hoje localizadas na divisa dos municípios de Pedra Grande e São Miguel do Gostoso, este último desmembrado do município de Touros. Os portugueses fixaram um marco feito de pedra de mármore, com a inscrição do ano de 1501 e com o desenho da Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, a Cruz de Malta.

O segundo desembarque dos portugueses ocorreu em abril de 1638, quando 1.400 homens chefiados por Luiz Barbalho Bezerra chegaram ao litoral nordestino com o objetivo de desembarcar em Olinda e atacar os holandeses. Não sendo possível desembarcar em Olinda, tiveram que prosseguir na viagem marítima até chegar à praia do Marco, no Rio Grande do Norte, onde aconteceu o desembarque. A partir daí, dirigiram-se por terra rumo a Salvador, deixando para trás vários canhões.

O desenvolvimento do território começou a acontecer no final do século XVII e inicio do século XVIII, com o advento da expansão agrícola nos municípios de Ceará-Mirim e Extremoz.

Durante o período da grande seca que se abateu no Rio Grande do Norte, nos idos de 1792 a 1795, a área de Touros experimentou sinais efetivos de crescimento populacional, ao receber um grande número de trabalhadores agrícolas e sertanejos, que fugindo da longa estiagem se instalaram na região, em busca de terras boas para a criação de gado e para a plantação de lavoura.


Fonte:
FOTOGRAFO - Estanislau Júnior.

Webmaster - João Batista.

Tourosrn.com